terça-feira, 22 de janeiro de 2008

O que é o documentário?

Trata-se de um documentário que investiga a história da geração que recuperou a memória do samba e construiu uma cena que propera economica e artisticamente no Rio de Janeiro. Como pano de fundo, emerge a história de outra recuperação importante para a cidade que é a do bairro da Lapa, considerado patrimônio cultural por muitos.
Quem foram os personagens que criaram um movimento artístico e uma cadeia produtiva economicamente viável, sem depender dos modelos da indústria fonográfica, nem da internet? Como foi o processo de reconstrução de um bairro abandonado para se transformar no maior pólo de entretenimento noturno do Rio de Janeiro? Como uma geração de sambistas se cruzou com jovens forrozeiros e criaram um gênero novo? Por que de tanta devoção passado e medo de criar uma sonoridade nova? ~Como essa geração começa a alcançar o mainstream? O encontro dos antiquários com a música e a criação de um novo sentido econômico para o bairro da Lapa

Uma história que mostra a riqueza do encontro entre o novo e o antigo. Uma alternativa de modelo sustentável para a economia criativa tipicamente carioca, independente das intervenções do poder público. O tempo do samba é hoje.
O documentário, que ainda não tem nome, é dirigido pelo jornalista Bruno Maia.

Nenhum comentário: